,

A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Não será o seu Workshop de Auto-Maquilhagem o maior Auto-Engano que anda por aí?

Pois é....
Estão por todo o lado e nas mais diversas apresentações e versões- cada qual a mais chamativa e  promovem-se quase à desgarrada.

Escolhi este tema porque me parece importante consciencializar, tanto quem se propõe a oferecer o serviço, como quem o procura.

Na verdade, o que é, afinal Auto-Maquilhagem?
Auto-maquilhagem significa maquilhar-se a si próprio- ponto final!

Por incrível que pareça, existem imensas dúvidas sobre o seu verdadeiro significado  e sobre o conceito/protocolo sobre o qual devem recair as ditas formações.
Já é conhecida a minha aversão à ignorância, pelo que passo a deixar aqui alguns esclarecimentos:

1º- Ninguém, com apenas a frequência de  Workshops de Auto-maquilhagem se pode considerar maquilhadora (tenho recebido curriculuns a pedir trabalho como maquilhadora, apresentando, como formação na área, apenas a frequência de  Workshops de Auto-Maquilhagem com a maquilhadora "Y" que é muito conhecida...).

2º- Um Workshop de Auto-Maquilhagem que se propõe ensinar concretamente esta ou aquela técnica específica (tipo smoky eye, ou eyeliner, por exemplo), não é  um verdadeiro workshop de auto-maquilhagem (ou pelo menos correto): se não sabe, fique a saber que nem toda a gente fica favorecida com um smokey eye, e nem toda a gente pode usar um eyeliner....
O Objetivo dum workshop e Auto-Maquilhagem correto, deve cingir-se a ensinar, individualmente, o que cada participante pode/deve ou não usar, mediante as características individuais do seu rosto, a sua temperatura de pele, a idade, etc , etc, etc.

3º- Um Workshop com 15 participantes e apenas um formador, ou demora um dia inteiro, ou alguém sairá de lá sem saber absolutamente nada do que deveria saber.
Sim, num workshop de auto-maquilhagem, o formador NÃO PODE dar as mesmas indicações a todos os participantes, pois dificilmente todos os participantes terão o mesmo formato de olhos, a mesma distancia de olhos, a mesma relação profundidade e saliência de olhos, o mesmo formato de rosto, a mesma temperatura de pele, o mesmo tipo de pele, o mesmo tipo de lábio, etc, etc, etc... e a forma de maquilhar cada pessoa, corretamente, deverá variar de acordo com todas estas características individuais.
O formador TEM QUE COMEÇAR POR observar individualmente cada participante, fazer uma análise de cada rosto antes de começar a aconselhar cada pessoa, sobre a forma como esta deve aplicar a base, o corrector, a sombra, o blush, o batom, e que tipo de texturas de todos estes produtos, deverá escolher para usar em si próprio.

4º- Por fim, independentemente da oferta de produtos, ou não, um Workshop de Auto-Maquilhagem que não oferece a cada participante um aconselhamento escrito(prescrição), ou seja, um resumo daquilo que lhe foi ensinado, será, sem dúvida, um Workshop de Auto-Maquilhagem muito medíocre, com uma organização muito pouco profissional.

Agora pensem!
Pensem muito, se, em consciência, os Workshops que têm andado a "vender" serão, ou não, uma vergonha para a vossa profissão de maquilhadoras, supostamente credíveis.
E, por outro lado, pensem, se os Workshops que têm andado a frequentar, não serão, na verdade, uma fantasia inútil.

Até para a semana!

CURSO PROFISSIONAL DE MAQUILHAGEM

Contour du Visage

Envelhecimento de Personages comtécnica de sombras- Caracterização

Makeup época- Anos 20