,

A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Os COSMETICOS VENENOSOS que pagamos para servir, diáriamente, de bandeja ao único corpo que a natureza nos deu



Importante, como já referi, há já algum tempo, no post  Cosmetic Calculator : Prazos de validade! ,  para todas estarmos atentas aos prazos de validade, mas isso parece não ser suficiente, nos dias que correm.

Vivemos numa sociedade de consumo que faz fortunas fazendo-nos desejar freneticamente os autênticos venenos que nos oferecem....

Se é profissional (e mesmo que seja um comum mortal isto é útil para si, também), deve estar atenta, mais do que ninguém, às m aterias primas que utiliza como ferramentas de trabalho:
os produtos que aplica na pele dos seus Clientes ( e na sua, também)!







Deixo-vos alguns exemplos de ingredientes tóxicos que devemos procurar nos rótulos antes de pagar o produto tão bonito, cheiroso e fashion que nos dá desejo de adquirir, pois, na verdade,  tem mais de marketing do que de vantajoso:

CREMES DE ROSTO, toda  agente usa:



GOSTA de usar ILUMUNADORES? então esta é para si:


E QUEM NÃO USA SHAMPOO?

PROTETOR SOLAR, um dos  MUST mais   IMPRESCINDIVEIS da actualidade:
 
VERNIZ que toda a mulher usa:
 
BATOM para quem gosta de se mostrar:
 
PERFUME é para mulheres homens e crianças:
 




Para além das caganitas de rato e urina humana, encontrada na composição dos cosméticos de contrafação apreendidos pela policia, e que gerou , em Londres, uma campanha de sensibilização chamada "Wake Up - Don't Fake Up",
saiba que ingredientes são Proibidos ou restritos por regulamentos da FDA?



Fundada a 1906 FDA significa "Food and Drug Administration" e é uma organização que controla a investigação cientifica no sentido de policiar os principio-activos nocivos para uso humano que possam estar a ser usados descontroladamente, criando, para isso regulamentos legislativos.


É contra a lei usar qualquer ingrediente que torne um cosmético prejudicial quando utilizado.

O FDA tem regulamentos que proíbem especificamente ou restringem a utilização dos seguintes ingredientes em cosméticos:


Bitionol. É proibida a utilização de bitionol porque pode causar sensibilização photocontact (21 CFR 700,11).
propulsores clorofluorocarbonetos. É proibida a utilização de propulsores clorofluorocarbonetos em produtos em aerossol cosméticos destinados para consumo doméstico (21 CFR 700,23).


clorofórmio. É proibida a utilização de clorofórmio em produtos cosméticos, porque causa câncer em animais e é provável que seja nocivo para a saúde humana também. A regulação faz com que uma excepção para quantidades residuais a partir da sua utilização como um solvente de processamento durante a fabricação, ou como um subproduto da síntese de um ingrediente (21 CFR 700,18).


salicilanilidas halogenadas (di-, tri-, e tetrachlorosalicylanilide metabromsalan). Estes são proibidas em produtos cosméticos, pois eles podem causar doenças de pele graves (21 CFR 700,15).


O hexaclorofeno. Devido ao seu efeito tóxico e capacidade para penetrar na pele humana, hexaclorofeno (PCH) pode ser usado apenas quando nenhum outro conservante tem demonstrado ser o mais eficaz.

A concentração em HCP num cosmético não pode ser superior a 0,1 por cento, e não podem ser usadas em produtos cosméticos que são aplicadas sobre membranas mucosas, OOlhos e lábios (21 CFR 250,250).


Os compostos de mercúrio. Os compostos de mercúrio são facilmente absorvidos através da pele de aplicação tópica e tendem a acumular-se no corpo. Eles podem causar reações alérgicas, irritação da pele, ou problemas neurotóxicos.

A utilização de compostos de mercúrio em produtos cosméticos é limitado aos produtos para área dos olhos. Em cerca de 65 partes por milhão (0,0065 por cento) de mercúrio calculados , apenas é permitida se nenhum outro conservante eficaz e seguro está disponível.

Todos os outros cosméticos que contêm mercúrio são adulterados e sujeito à ação reguladora, a menos que ocorre em uma pequena quantidade de menos de 1 parte por milhão (0,0001 por cento) calculado como o metal e sua presença é inevitável em condições de boas práticas de fabrico (21 CFR 700,13) .
Cloreto de metileno. Ela provoca câncer em animais e é provável que seja nocivo para a saúde humana, também (21 CFR 700,19).


Proibido materiais de gado. Para proteção contra a encefalopatia espongiforme bovina (BSE), também conhecida como "doença da vaca louca",os cosméticos não podem ser fabricados/processados a partir de materiais de gado proibidos. Estes materiais incluem materiais especificados de risco *, material de bovinos nonambulatory, material de bovinos não inspeccionados, tendo passado, mecanicamente ou separada de carne bovina.

Materiais de gado proibidos incluem/escondem sebo com mais de 0,15 por cento impurezas insolúveis, derivados de sebo, e couros e produtos derivados , leite e produtos lácteos ** (21 CFR 700.27).


Os protetores solares em cosméticos. O uso do termo "protetor solar" ou palavras similares de proteção solar na rotulagem de um produto geralmente faz com que o produto seja objecto de regulamentação como uma droga, dependendo das reivindicações.

No entanto, os ingredientes de protecção solar também podem ser utilizados nalguns produtos cosméticos para proteger a cor dos produtos. Contudo, é obrigatorio que na rotulagem deva também indicar por que o ingrediente protetor solar é usada, por exemplo, "Contém filtro solar para proteger a cor do produto."

Se esta explicação não estiver presente, o produto pode ser objecto de regulamentação como uma droga (21 CFR 700,35). Para mais informações sobre filtros solares, referem-se a produtos de bronzeamento artificial.


cloreto de vinilo. O uso de cloreto de vinilo é proibida como ingrediente de produtos em aerossol, porque causa câncer e outros problemas de saúde (21 CFR 700,14).


complexos contendo zircónio. É proibida a utilização de complexos de zircónio em produtos cosméticos contendo aerossol os devido ao seu efeito tóxico sobre os pulmões de animais, bem como a formação de granulomas em pele humana (21 CFR 700,16).



Mas ainda há mais trabalho a fazer para obter produtos químicos tóxicos fora dos cosméticos que usamos cada dia ...

Desde 2004, têm sido usadas campanhas para pressionar a indústria de cosméticos para tornar os produtos mais seguros.


A Campanha para Cosméticos Seguros partiu da iniciativa da organização Safecosmetics.Org

Espero que este post tenha sido útil , para quem o leu.
O meu conselho é que pensem muito e bem, antes de decidirem o que compram.
eu costumo sempre dizer que é sempre melhor ter pouco, mas bom, do que muito e mau...

Bjnhos e boas compras!


CURSO PROFISSIONAL DE MAQUILHAGEM

Contour du Visage

Envelhecimento de Personages comtécnica de sombras- Caracterização

Makeup época- Anos 20