,

A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Quando a Pele se Mancha de Branco ...



Falei-vos  e manchas escuras (hiperpigmentação ) na pele, o post "Manchas da pele o que são, como se formam e quais as soluções" Mas.... e quando as manchas são brancas?
Decidi partilhar convosco as minhas pesquisas sobre o pânico  que as manchas brancas ainda nos podem trazer.

Há diversos tipos de MANCHAS BRANCAS

Sardas Brancas
 
Cientificamente   chamadas Leucodermia Gutata, são pequenas manchas brancas na pele,  que aparecem em maior quantidade nos braços e nas pernas.


Causas das sardas brancasAs causas das sardas brancas estão relacionadas à exposição solar sem uso do fator de proteção solar adequado, pois os raios ultravioletas provocam danos nos melanócitos que deixam de produzir a melanina de forma correta, gerando estas pequenas vesículas de cor mais clara que o tom de pele do indivíduo.

Diagnóstico das sardas brancasO diagnóstico das sardas brancas pode ser feito pelo médico ao observar as lesões na pele do indivíduo.

Tratamento para sardas brancasPara o tratamento das sardas brancas é indicado um tratamento específico com laser que destrói a camada mais superficial da pele e promove uma renovação dessa pele sem as manchas.
Mas é fundamental que o indivíduo deixe de ficar exposto ao sol e sempre utilizar protetor solar. Uma outra opção terapêutica é o peeling profundo.

Sardas brancas tem cura?As sardas brancas são muito difíceis de serem completamente solucionadas e, por isso, nem sempre tem cura, mas os tratamentos podem alcançar resultados satisfatórios.



Pano Branco, ou  Micose de Praia

Uma infecção fúngica superficial que também recebe o nome de pitiríase versicolor. Extremamente frequente em ambos os sexos e idades, a principal característica é a manifestação de mudanças na pigmentação da pele.


Causas do Pano Branco

É causada por um fungo dimórfico, comum de ser encontrado na flora normal da pele conhecido por Malassezia furfur.
 É um fungo comum na flora da pele, e crescem quando em temperaturas altas e em regiões mais gordurosas, como braços, couro cabeludo e rosto.

A causa não tem total relação com o crescimento desenfreado destes fungos, porém, após análise de tecido de pessoas com pano branco, a quantidade de leveduras presentes é sempre maior do que o normal.

Pele muito oleosa, calor, humidade e baixa resistência, são fatores que deixam o indivíduo mais predisposto a este  quadro.
É comum no verão e, por isto, o pano branco também é popularmente chamado de micose de praia.
Não é contagiosa nem possui relações com hábitos precários de higiene.
Acontece em todos os tipos de pele e, apesar de poder se manifestar ao longo de toda a vida, costuma ser mais comum em jovens, devido a maior atividade hormonal, o que pode provocar oleosidade na pele.



Diagnóstico do Pano Branco
As alterações na pigmentação e as lesões costumam ser bastante características e notáveis.
Desta forma, é frequente a busca por auxílio médico logo no início da complicação.
A análise clínica somada a uma conversa com o indivíduo já pode levar o médico a suspeitar de um caso de pano branco.
Porém, para o correto diagnóstico e para que o tratamento mais adequado possa ser indicado, exames laboratoriais precisam ser realizados.

Tratamento  do Pano

Esta doença observa-se frequentemente  nos trópicos e regiões de clima temperado, apresenta  altas taxas de cura e muitos são os tratamentos disponíveis.
Entretanto, a recorrência é elevada.




  Vitiligo




 

 
 É uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo — a melanina.
Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa.
Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos).
Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais.
Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados.
O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protetor, conferindo um risco para o desenvolvimento de cancro de pele.

 

Causas do Vitiligo

As causas de vitiligo ainda são desconhecidas.
O que se sabe até agora é que a doença ocorre quando as células formadoras de melanina (melanócitos) morrem ou deixam de produzir melanina - o pigmento que dá garante a cor da pele, do cabelo e dos olhos.
Os médicos ainda não sabem explicar por que os melanócitos param de cumprir sua função, mas acredita-se que vitiligo possa ser uma doença autoimune, em que o próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói os melanócitos.

Atinge mais certos grupos étnicos, como negros e asiáticos.
Esta doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias:
10 aos 15 anos e 20 aos 40 anos. Com maior incidência ao redor dos 30 anos....
Há um nítido predomínio no sexo feminino (8 mulheres em cada 10 portadores), aparecendo geralmente durante os anos férteis (da menarca à menopausa).
Evidências médicas também sugerem que vitiligo possa estar relacionada à herança genética ou a fatores externos, como exposição excessiva ao sol, a situações de stress e a produtos químicos.


Tratamento  do Vitiligo
É difícil prever como a doença vai progredir.
Às vezes, as manchas param espontaneamente e sem tratamento.
Nalguns casos, no entanto, a perda de pigmento da pele espalha-se por todo o corpo.
Isso, no entanto, depende única e exclusivamente do paciente.
Não há como prever como o vitiligo evoluirá.
Uma vez tendo perdido a cor da pele, é muito raro e difícil que ela volte à cor que tinha antes.

Vejam o vídeo da Cheri Camo e como ela resolve  o problema estético causado pela doença:







Lupus
 

Lúpus é uma doença autoimune rara, dentre mais de 80 doenças autoimunes conhecidas, o lúpus é uma das mais importantes e mais frequente nas mulheres do que nos homens, sendo mais frequente na puberdade, quando existe mudança nos níveis hormonais.
Doenças autoimunes acontecem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano...
Não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, e é caracterizada por períodos de crise, que podem durar semanas, meses ou anos, intercalados por períodos sem qualquer tipo de sintomas.
Algumas pessoas nunca desenvolvem complicações severas.

Lúpus sistêmico
O lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro mas também todos os outros órgãos.
Ocorre principalmente em mulheres,

Lúpus eritematoso discoide
É sempre limitado à pele.
É identificado por inflamações cutâneas que aparecem no rosto, nuca e couro cabeludo.
Começa como manchas vermelhas, com descamação, em geral sem sintomas locais, que crescem lentamente, ficando o seu centro com aspecto de cicatriz e apresentando mudança de cor para castanho ou branco.
Há aparecimento de novas lesões ou piora das já existentes com a exposição ao sol.
Quando atacam o couro cabeludo, podem resultar em áreas com cicatrizes e consequente perda permanente de cabelos.
O envolvimento cutâneo (ie lúpus eritematoso cutâneo (LEC)) ocorre em 70-85% dos doentes com Lupus.
 Aproximadamente 10% das pessoas com lúpus discoide pode evoluir para o lúpus sistêmico, o qual pode afetar quase todos os órgãos ou sistemas do corpo.




Causas do Lupus

É um defeito genético provocado por  conjunto de genes, e como a herança provém metade de cada um dos pais, ela não passa na sua integridade aos filhos.
Mesmo assim, os descendentes dos portadores do lúpus podem ter alguns sinais clínicos da doença ou apresentar outro tipo de doença auto-imune...

Provoca um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.
O facto é que essa auto-agressão provoca lesões nos diferentes tecidos do corpo humano, cuja gravidade depende do órgão atacado. ..
Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico.



Tratamento para lúpus

Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas.
Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal.
As que não se tratam, acabam por sofrer complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida.

O tratamento para lúpus eritematoso depende do tipo de sintoma apresentado.
Pode ser só local, na pele, ou geral, com medicamentos que podem ser anti-inflamatórios não esteróides,como o ibuprofeno, passando por corticoides e por drogas imunossupressoras que inibem a resposta imunológica por via oral ou endovenosa, até transplante de órgãos e medula.
Passa também pelo uso de protetor solar.
Tudo vai depender do comportamento agressivo e da não resposta aos métodos convencionais.
É importante salientar que os métodos de tratamento atuais e os avanços alcançados nas pesquisas têm permitido uma melhora significativa na qualidade de vida dessas pessoas.

OBS:
Lúpus induzido por drogas


O lúpus eritematoso induzido por drogas ocorre como consequência do uso de certos medicamentos.
A lista atual de possíveis responsáveis inclui quase uma centena de drogas sendo os mais conhecidos a procainamida e a hidralazina.
Os sintomas são muito parecidos com o lúpus sistemico.
Os próprios medicamentos para lúpus também podem levar a um estado de lúpus induzido. Com a suspensão do medicamento responsável os sintomas normalmente desaparecem.


Soluções:

Tal como vos  indiquei  no post "  Manchas da pele o que são, como se formam e quais as soluções  " , há corretores especiais com cobertura total, por vezes apresentam-se tão espessos que é necessário colhe-lo com espátula a aquece-lo com movimentos circulares sobre a pele, antes de aplica-lo com pequenas batidas ( o segredo da correta aplicação dos corretores)....
Contour Palette Bem Nye Makeup PRO

mas a cor de corrector que poderá ajudar a neutralizar uma mancha branca na pele será o tom rosado sob o corretor correspondente á verdadeira  tez da pessoa... façam o teste


Até Já

CURSO PROFISSIONAL DE MAQUILHAGEM

Contour du Visage

Envelhecimento de Personages comtécnica de sombras- Caracterização

Makeup época- Anos 20