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A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O Maquilhador é um Face Designer, e para tal precisa de ferramentas à altura...


Olá,
Esta semana foi o arranque dos Estágios em TV das minhas queridas alunas, e como tal, tive que andar depressa, muito depressa, para que tudo estivesse a postos para as receber.
Daqui a pouco tempo começará a temporada dos Estágios em Estúdio fotográfico e outra correria virá.... mas ainda consegui sentar-me e trazer-vos um tema que me parece pertinente.

Os Face charts!
Sim, lancei um caderno de Face Design com diferentes tipos de Face charts, para complementar as formações de maquilhagem profissional e arquivar os trabalhos de quem os usar.

Em Portugal não está muito implantado este habito, aliás, tudo, na maquilhagem, toca um pouco o amadorismo, e a prova-lo está a falta de sensibilização para importância da esquematização e preparação prévia dos trabalhos de maquilhagem no âmbito profissional.

Muitos desconhecem, outros já ouviram falar, mas parece-lhes mais "coisa de aulas de desenho".
Há gente a dar formação que nem fala sobre o assunto, outros apenas os usam para ir buscar ideias, mas nunca criaram nenhum, e muito menos ensinam a usa-los...

Mas se um dia saírem deste buraco e abrirem asas para o mundo, acreditem que vos vão exigir as vossas propostas de trabalho num face chart antes de vos adjudicarem  trabalhos.
Não pensem que  a nível profissional se trabalha "à la artista de rua" a olho, na hora , de improviso...

O face chart é fundamental para treinar ou organizar os trabalho de maquilhagem, não só na Moda, como na criação de Ficha de Clientes (nas Noivas, por Exemplo), ou nos Audiovisuais.

É onde se registam as cores usadas, as técnicas usadas e todas as notas cruciais para que um dia, mais tarde, possamos  recriar novamente aquele mesmo trabalho de forma fidedigna, ou passar o trabalho a terceiros, fazer propostas, transmitir ideias, ou simplesmente treinar para aperfeiçoar a técnica.
 Pode, inclusivamente, ser usado por formadores para  marcarem trabalhos de treino aos seus formandos, etc, etc...

A questão que se tem levantado é o tipo de papel correto.
Há quem defenda que o papel ideal é canson, por ser poroso e mais grosso, alegando aderir melhor a cor e simular melhor a textura da pele.
Na minha ótica, não me parece que o comportamento do papel consiga alguma vez ser próximo do da pele, pois é fixo e seco, mesmo sendo arenoso. Estamos a trabalhar com pó e não com tintas a óleo, ou acrílico e muito  menos com aquarelas.... para os quais, realmente se deve preferir esse tipo de papel.
 Ser grosso ou fino, é completamente indiferente, pois ha que ter apoio fixo sempre, e a grossura aí, perderá toda a importância.

O Caderno de Face Design que criei vem, intencionalmente,  em papel liso!
Contudo, ensina a prepara-lo previamente, para poder receber melhor a maquilhagem que se lhe irá aplicar.
Espero ter desfeito, de uma vez por todas as dúvidas sobre o papel escolhido para este caderno de exercícios e espero que ele vos ajude a desenvolver e a dar largas à vossa criatividade !

Deixo-vos um video:




Boa semana e bons trabalhos!







CURSO PROFISSIONAL DE MAQUILHAGEM

Contour du Visage

Envelhecimento de Personages comtécnica de sombras- Caracterização

Makeup época- Anos 20