,

A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O seu objetivo profissional é Moda? Então é aqui mesmo que deve mergulhar...

No mundo encantado do glamour, reinam as grifes centenárias que lançam tendências, despertam desejos e enlouquecem seus admiradores.

Alta-costura

Alta-costura (Haute Couture em francês) refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos com bordados exclusivos em pedras e metais preciosos, por altos preços, para clientes abastados. 

Couture quer dizer trabalho com agulha ou costura. 
É o estilismo executado na mais alta qualidade, seguindo as regras da Câmara Sindical da Alta-Costura. 

Originalmente, o termo foi aplicado ao trabalho realizado pela maison(casa) de Charles Frederick Worth, um inglês que produziu em Paris, em 1858, o primeiro desfile de moda conhecido (e, além disso, usando modelos, em vez de cabides, outra novidade na época). 

Na França moderna, haute couture tornou-se uma denominação que goza de proteção jurídica e que só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões bem-definidos. 

Todavia, o termo também é usado para descrever toda a produção dos grandes costureiros, seja ela produzida em Paris ou em outras capitais da moda, tais como Milão, Tóquio, Nova York, Roma e Londres.

O  que é, afinal, um  estilista?

É uma pessoa criativa, que sabe inventar estilos de roupas, calçado e penteados, por ex.

E vive da sua criatividade, sendo esse o recurso que mais utiliza no seu trabalho!
Costumam ser extravagantes e sensíveis.

Em que se baseia a sua Formação?

A formação académica, na área, implica um  curso superior com uma duração que poderá ir até 5 anos.
Para além de adquirirem conhecimentos de sociologia, e historia do vestuário, a especialização poderá ser em modelagem ou estilismo. Ambos preparam o profissional para se comportar perante um projeto.

Como se trabalha?

As principais atividades do estilista circunscrevem-se na execução dum projeto, montagem duma coleção direcionada para um publico -alvo. A criação de croquis (são os desenhos que os estilistas fazem das roupas e acessórios que serão desenvolvidos nas coleções) e coordenação dos seus colaboradores, bem como escolha dos Modelos e planeamento de Desfiles, faz parte do seu trabalho.

As coleções criadas pelo estilista, poderão ser direcionadas para Desfiles ou para Lojas (independentemente destas se basearem em desfiles ou não), denominado Prêt-à-porter (nome francês do estilo “ready-to-wear”, em português; pronto para vestir. Isto quer dizer, são roupas que já são vendidas prontas)

Nos primeiros, as roupas que os modelos vestem, são muito mais extravagantes e sem limitações do que nos segundos, que exigem criações mais normais .

É importante que um estilista saiba  lidar com as criticas, e saiba observar .

É igualmente importante que o estilista tenha carisma, seja detalhista, dinâmico e que tenha uma visão global do mundo.

Ao contrário do que se pensa, existem muitos Estilistas Famosos que nunca fizeram Cursos...

Contudo, para criar coleções, é fundamental ter conhecimentos de importação.

Os estilistas costumam estar entre a lista de clientes dos maquilhadores, pelo que o  maquilhador tem que estar em sintonia absoluta criando uma simbiose com o estilista e perceber o seu conceito de forma a complementar o seu trabalho.


O Maquilhador na Moda


Na verdade, um verdadeiro maquilhador é um estilista de rostos, ou seja um Face Designer, e é também, uma pessoa criativa, que sabe inventar estilos, tendo igualmente a criatividade, como o recurso que mais utiliza no seu trabalho, recorrendo, tal como o estilista de moda, à criação de croquis, mais conhecidos por face charts...


Por este motivo, é fundamental que um maquilhador que pretenda enveredar pelo mundo da Moda, tenha, necessariamente, que conhecer o trabalho de Estilistas conceituados e perceber a filosofia de cada um, não podendo viver na ignorância no que concerne esta área.


Sem nunca esquecer que as  tendencias e os gostos de cada um são relativos, deixo-vos uma lista de alguns Estilistas e Grifes que considero mais carismáticos e que, na minha perspetiva, vale a pena conhecer:


Alexander McQueen

BURBERRY
Calvin Klein
Christian Dior
Christian Louboutin
Christian Lacroix
Coco Chanel
Dolce & Gabbana

Donatella Versace
Giorgio Armani
Givenchy
Gucci
Karl Lagerfield
Jean-Paul Gaultier
Louis Vuitton
Manish Arora
Marc Jacobs
Oscar de la Renta
Pierre Cardin
Stella McCartney
Yves Saint Laurent
Valentino
Vivienne Westwood


CURSO PROFISSIONAL DE MAQUILHAGEM

Contour du Visage

Envelhecimento de Personages comtécnica de sombras- Caracterização

Makeup época- Anos 20