,

A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

terça-feira, 7 de abril de 2015

Quão perigosos e ameaçadores são os germes que vivem na nossa maquilhagem?




A maioria de nós não para de pensar nas bactérias que se acumulam na nossa maquilhagem, por isso,  lavamos e higienizamos as mãos. 
Estamos  sempre desconfiados quando tocamos em muitas das superfícies nos lugares públicos.
Usamos toalhetes e outros produtos de limpeza de desinfecção das nossas casas. 
No entanto, é frequente esquecermos a limpeza dos produtos que colocamos diretamente em nossos rostos, lábios e olhos;  e das inúmeras portas de entrada que as bactérias e germes encontram para se introduzirem no nosso organismo!

6 formas habituais de nos contaminamos sem darmos por ela:

1- Os óleos naturais que a nossa pele segrega, trazem com eles, bactérias e fungos para a superfície a fim de serem eliminadas.
Mas nem sempre a nossa higiene diária é eficaz na remoção da nossa gordura natural e das baterias aí residentes…sempre que aplicamos maquilhagem arrastando um pincel ou esponja sobre o rosto, estamos a transferir potenciais fungos e bactérias, não só para outras zonas do rosto, mas também para a maquilhagem…
Daí a importância de nunca tomarmos poções de maquilhagem diretamente do frasco em flacon (devemos usar as costas da mão ou um espelho de mão, para depositar a quantidade necessária ao uso), ou então, o ideal será darmos preferencia aos frascos com o sistema de doseador (para além de garantir que o produto não esteja sempre tão sujeito à oxidação natural, evita a proliferação para o interior da embalagem e a subconsequente contaminação de todo o conteúdo).

2- Um simples espirro não controlado ou tosse no momento de manusear a maquilhagem pode ser suficiente para que se instalem germes sobre a maquilhagem que iremos a aplicar.

3- Por vezes, são os cremes diários que aplicamos antes da maquilhagem eu estão já contaminados e que, por sua vez, irão contaminar a maquilhagem que aplicamos posteriormente, usando como veículos as esponjas usadas para o efeito e os dedos….(esponjas devem ser imediatamente descartadas após um único uso)

4- As nossas mãos, por si só, são um veiculo de transporte por excelência, de fungos e bactérias, especialmente na região das unhas (e quanto mais longas pior).

5- Retocar o batom  depois de comer, irá garantidamente transferir partículas de alimentos e os germes subjacentes  para o batom.(um profissional  nunca  aplica um batom diretamente no lábio. A melhor forma de prevenir  contaminações será raspar o pau do cotonete no stick labial e acolher o batom a parti daí com um pincel, ou outro cotonete, para aplicação)

6- Maquilhagem antiga  é associada como um terreno fértil para as bactérias que podem causar  infecções cutâneas e oculares graves. 
Embora muitas formulas de maquilhagem contenham conservantes que trabalham para retardar o crescimento de bactérias,  é perfeitamente  possível experimentar uma infecção bacteriana provocada por maquilhagem velha.
 Se o produto se apresentar  descolorido, com cheiro estranho ou estiver a uso há  mais de um ano, deverá descartá-lo.


Bactérias mais comuns encontradas na maquilhagem:

 
Staphylococcus aureus é um grupo de bactérias que podem causar uma variedade de doenças devido a infecção de vários tecidos do corpo. Staphylococcus é mais familiarmente conhecido como Staph (pronuncia-se "staff")
 
Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria oportunista que vive no solo, na água, e até mesmo em ambientes como banheiras de hidromassagem e em itens de cosméticos.


Escherichia coli (E. coli geralmente abreviado) - é o nome de um germe ou bactéria, que vive no tracto digestivo dos seres humanos e animais.
Vejamos um vídeo esclarecedor...







Staphylococcus epidermidis
Staphylococcus epidermidis foi a forma de bactéria estafilococo que foi mais encontrada em batons, sombras e delineadores durante os testes de laboratório. 
Enquanto esta bactéria  é encontrada,  naturalmente na pele humana, para aqueles com um sistema imunológico comprometido - devido a uma grave doença, velhice ou uma doença crônica - podem desenvolver uma infecção. 
Algumas estirpes desta bactéria são resistentes ao tratamento com antibióticos e pode afetar gravemente os intestinos, se deixados sem tratamento....




Mas nem sempre as reacções adversas provêm de bacterias  ou fungos …

 Enquanto algumas pessoas experimentam muito poucos efeitos colaterais de cosméticosa como base, pó e batons, outras não têm tanta sorte.

 Produtos químicos encontrados em muitos desses produtos podem criar uma variedade de reações adversas que minam seu ritual de beleza diário e danificam a pele.





Recções provocadas pelos principio activos dos produtos:
Maquilhagem Mineral está na moda e é um tipo de maquilhagem feita a partir de minerais em pó. 
Aplica-se base em pó mineral  com um pincel, na quantidade necessária para conseguir uniformizar o tom da pele e garantir uma  boa cobertura . 
Algumas marcas de maquilhagem mineral contêm produtos químicos sintéticos que podem ser prejudiciais a pessoas com pele sensível. 
Se sentir irritação na pele após o uso de base mineral, pare de usar o produto e fale com o seu dermatologista.
Os culpados mais frequentes:
O oxicloreto de bismuto
oxicloreto de bismuto é um ingrediente comum em muitas marcas de base mineral.
 Trata-se de um pó sintético  criado através da combinação de bismuto - um subproduto da refinação de metais pesados, tais como chumbo e cobre, - com água e cloreto, um composto derivado de cloro. 
Os fabricantes adicionam oxicloreto de bismuto aos seus produtos com o objectivo de criar  um brilho cintilante sobre a pele…

Contudo, o Oxicloreto de Bismuto pode agravar a acne e causar erupções cutâneas em pessoas com pele sensível, especialmente as pessoas que sofrem de rosácea.


Recções provocadas pela má escolha dos produtos:


Aparência oleosa:
Um brilho oleoso  no  rosto não é o mesmo que ter um brilho juvenil.

 Maquilhagem à base de óleo e pó cremoso darão uma aparência  pesada.
Um contorno de olhos  poderá esborratar ou uma sombra  aglutinar-se na dobra da pálpebra.
Para uma aparência mais suave, mais fresca, evite maquilhagem à base de óleo, especialmente se  já tem a pele oleosa. 
Evitará ainda o aumento de colonias de bacterias anaeróbias (que se desenvolvem facilmente em meios gordurosos e sobrevivem em áreas do organismo com baixos valores de oxigenio)
Prefira as bases à base de água e pó solto, em vez disso. 
Se a sua pele é naturalmente seca, usar maquilhagem oleosa não é a resposta. 
Já a limpeza adequada e hidratação é.

Aridez
Nalguns casos, uma base  em pó pode ressequir a pele e dar-lhe um acabamento estranho, sem brilho e pálido. 
Esses cosméticos também podem causar rachaduras finas e até rugas na pele, o que, também,  poderia causar o desenvolvimento duma infecção.
 Bases com principio ativos  especificamente matificantes, poderão causar desconforto.
Secura também causa irritação.
Para combatê-la, aplique um hidratante, cerca de cinco a dez minutos antes da base ou pó. 

Conhecer os sinais de uma reação alérgica :

Erupção cutânea
Uma erupção ocorrerá como  reação da pele a um  cosmético.
 A erupção pode variar entre pequenos  inchaços vermelhos, até urticárias elevadas. 
Pode não notar uma erupção inicialmente se usar  um produto de grande cobertura.
Algumas reações podem causar prurido, e isso pode aparecer como primeiro indicador de que a sua maquilhagem esconde uma erupção.

Inchaço/edema
Pode surgir  inflamação como  resultado duma reacção. 
Este inchaço pode ocorrer isoladamente ou podem acompanhar uma erupção cutânea. 
Pode ter leve a grave inchaço das pálpebras, mas a reação poderia  estender-se para fora em qualquer direção  incluindo  sobrancelhas e bochechas, por exemplo.


Nunca esqueçamos que tanto a boca como os olhos, são mucosas que representam portas  de entrada abertas para o nosso organismo.
Passar um algodão com alcool sobre um lápis de olhos ou de lábios é tão infrutífero como ridículo
A melhor forma de higienizar os lápis de olhos e de lábios , é afiando-os removendo assim as bactérias e fungos que proliferaram na superfície. Esqueça a poupança, se quiser evitar danos maiores....

Espero que  este post vos tenha sido esclarecedor e útil, claro.
Mil Bjinhos

CURSO PROFISSIONAL DE MAQUILHAGEM

Contour du Visage

Envelhecimento de Personages comtécnica de sombras- Caracterização

Makeup época- Anos 20