,

A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A Maquilhagem no cinema ! - Sara Marcus


Assistir a cinema é muito diferente de fazer cinema.
O cinema exerce sobre as pessoas um fascínio tão grande que por vezes as pessoas acreditam que se trata de um mundo mágico…
 
Na verdade, Cinema dá muito trabalho, pode tirar horas de sono e até desiquilibrar  as rotinas familiares de cada um.
É uma arte coletiva  e como tal, exige uma grande capacidade de trabalho em equipa.

Os artistas que gostam de lidar com imagens mas preferem o trabalho solitário, mais vale escolherem  outras artes, tipo fotografia,  pintura, escultura,  design…

O cinema exige muitas equipas específicas (eauipa de imagem, som, iluminação, produção, arte, etc)

A maquilhagem enquadra-se na equipa de arte!
Sim, avisem os funcionários das finanças que maquilhagem pertence à equipa de Arte, aliás é das poucas profissões  em que o termo artist faz parte do nome (Makeup Artist).

Nunca mais me esqueço daquela  vez  que uma funcionaria  das finanças quase me gritou : você não é uma artista, você é uma Ma-qui-lha-dora…quando lhe questionei se poderia coletar-me como “outros Artistas” na atividade do cinema… o que será para ela uma maquilhadora? Veem-nos como uma manicura, uma esteticista, ou um eunuco, sei lá…mas artista é que não, enfim, a ignorância é sempre triste!

Em qualquer país onde o cinema é levado a sério,  a equipa de Arte costuma ser a maior de todas....  observem (no IMDB)  a longa lista dos nomes constituintes apenas do Departamento de Makeup, nos grandes filmes ! Talvez em Portugal ainda não se tenham é apercebido disso…

Existem  muitas funções adjuntas, que trabalham paralelas e que se denominam genericamente a Arte de um filme. .

Em linhas gerais, são constituídas principalmente por:
Cenografia (cenários em estúdio ou preparação de locações),
Adereços (objetos de cena),
Figurino (roupas e acessórios que os atores vão utilizar)
Make up (maquilhagem de realce, brilhos, transformações morfológicas e FX-efeitos especiais )

Os técnicos especializados em cada uma destas funções, e que numa produção, estão subordinados a uma concepção estética geral que é administrada pelo Director de Arte.
Este,  a partir das ideias do realizador, irá desenvolver uma estética, uma linha estilística que guiará o filme dará as diretrizes para cada uma das instâncias supracitadas.

A direção de arte numa grande produção, por ter um número elevado de sub-diretores, técnicos e estagiários, por vezes , é a que tem maior dificuldade de se manter unida e coesa.
Numa produção mais barata(ou seja: todas em Portugal), os próprios técnicos envolvidos – e até mesmo a direção – precisam fazer as vezes da produção e ir atrás dos materiais necessários para viabilizar o filme. Por isso, é fundamental que esta grande equipa seja harmónica e cada um de seus membros tenha como único objetivo servir ao filme da melhor maneira possível.

A maquilhagem é uma instância também importante e que se apresenta em vários níveis de complexidade.
Em geral qualquer produção precisa de pelo menos alguém incumbido de passar uma base no rosto dos atores, pois o suor causado pelo calor dos refletores por vezes gera um brilho excessivo…
Mas alguns diretores de arte consideram este brilho natural e deixam-no aparecer .
 
Tal  como a roupa, a maquilhagem auxilia um ator a revelar o personagem fornecendo itens de sua personalidade, idade, raça, saúde e seu ambiente, fazendo do maquilhador de caracterização um artista de fundamental importância nas produções teatrais e cinematográficas.

Nestes, não apenas há necessidade de maquilhagem com sangue, membros decepados, miolos estourando, mas também máscaras, luvas, próteses, e acessórios que por vezes confundem-se com o figurino, obrigando o trabalho conjunto de todos os sectores da direção de arte...
Em geral é preciso recriar estados de doença ou bem-estar, visível no rosto dos atores, além de intenso trabalho de cabeleireiro, trabalhando sempre em conjunto com o figurino...

Se há filmes em que isso é o mínimo, noutros há necessidade de um trabalho mais aprimorado.
Filmes de época, costumam ser  bons exemplos do uso pleno de todos os recursos de maquilhagem.
escala de complexidade, vem depois a maquilhagem criativa, possívelmente a mais comum nos filmes de acção, principalmente nos géneros de terror e ficção científica.

A sala de maquilhagem
É o lugar onde o maquilhador prepara o ator antes da atuação, ou seja, onde aplica a maquilhagem. Trata-se, basicamente, de uma sala bem iluminada com luz artificial, bem arejada e que se assemelha muito a um salão de cabelereiro:
O ator é acomodado numa cadeira confortável e em frente a um espelho para que ele também veja as alterações feitas pelo artista.
A cadeira adequada é alta (o que é bom para evitar dor nas costas do maquilhador) e, por vezes, também possui apoio para a cabeça do ator e para os braços.
O interessante é que este lugar geralmente não fica  na oficina /atelier ou laboratório do maquilhador….
Em grandes rodagens estas salas são montadas em contentores/roulottes  (quando as cenas são externas, mas, normalmente, em Portugal, é frequente mandarem-nos maquilhar mesmo no meio da rua, ou do monte, à luz do candeeiro…) ou então, caso as cenas a serem filmadas sejam internas, nas salas próprias de um estúdio (sala permanente).

Durabilidade da maquilhagem
Muitos  dos produtos de maquilhagem podem ser irritantes para os olhos, narinas, ou bocas, e deve usar-se  ventilação adequada, pois muitos materiais possuem vapores fortes (o látex exala amônia; sprays, etc.).
Muitos fatores influenciam a durabilidade da maquilhagem.
Muitos movimentos faciais ou expressões exageradas podem prejudicar apliques faciais
Cenas que envolvem esforço físico podem fazer o ator transpirar e prejudicar a maquilhagem.
O calor e humidade do ambiente podem prejudicar a maquilhagem, fazendo necessários adesivos mais fortes e retoques frequentes.
A humidade pode, também,  ser prejudicial até para cabelos falsos, por isso, os maquilhadores gostam sempre de guardar aquelas bolsinhas de sílica para estas situações…

Iluminação
Por vezes, a  iluminação do estúdio pode prejudicar a maquilhagem pelo calor por exemplo.
Algumas luzes de estúdio podem modificar a visibilidade da cor usada na maquilhagem.
Por ex:  Uma maquilhagem rosada pode tornar-se  acastanhada quando iluminada com luz verde. ..

Saber um pouco sobre iluminação, é muito útil para um maquilhador…
Na maquilhagem, as cores são como nas tintas de pintura: são 3 as cores básicas: vermelho, amarelo e azul. A ausência de pigmento resulta no branco e o preto é o conjunto de todas as cores…
Na iluminação as cores primárias são: vermelho, verde e azul. O preto é  a ausência de luz  , e a luz branca é a junção de todas as cores…
O direcionamento da iluminação poderá também beneficiar ou prejudicar o objetivo da maquilhagem…

Por estes motivos, o Maquilhador deve trabalhar com o iluminador para ver que tipo de luzes serão usadas, principalmente com os personagens principais, e sendo possível, fazer testes com a maquilhagem sob a iluminação -  mais uma vez, o trabalho de equipa…


É por todos ( e mais alguns) destes motivos que os meus alunos de maquilhagem, quando passam para a 2ª fase de formação (Grau II) , têm Noções Básicas de Cinema.
Porque não chega só gostar de maquilhagem e sonhar trabalhar na indústria cinematográfica, é precioso saber maquilhar nos audiovisuais, e contar com todos os fatores adjacentes…

CURSO PROFISSIONAL DE MAQUILHAGEM

Contour du Visage

Envelhecimento de Personages comtécnica de sombras- Caracterização

Makeup época- Anos 20