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A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pele perfeita na objectiva fotográfica

                                             
Tenho recebido mensagens como esta, de maquilhadoras que procuram  uma opinião imparcial (sem marketing de marcas)  acerca de bases:

 "(...)procuro uma base cujo principal requisito é que fique bem em Fotografia! O meu objectivo a nivel de trabalho é conseguir uma pele perfeita (na objectiva principalmente)...." 

 Penso que conseguirei responder a esta questão, a todas as mensagens deste género,  de uma vez só, publicando aqui a minha opinião, para quem já a pediu e para quem pensava em vir a pedir:

 O problema do brilho resolve-se com um pó solto translúcido tradicional  e não um pó HD cujas micropartículas reflectem a luz, o que poderá não ser pertinente (que me desculpem as marcas que tanto promovem o milagroso pó das suas linhas HD).

Sem querer invalidar a eficácia dos tipos de  base mais comuns, por vezes, quando não encontramos  resultados nas bases mais "em voga",  a solução, nos audiovisuais, passa pelo uso de um "pan cake" em detrimento duma base comum: dá cobertura, resolve o problema dos brilhos e practicamente não se nota que a base está lá.



Note-se que um "Pan Cake" é uma base em pó (para uso com pincel de base ou esponja humedecida).

Que nunca se confunda com um pó compacto, pois a concentração de pigmentos é diferente.

Algumas marcas poderão designar este tipo de bases como "Water-Activated Foundation Powder", ou "Fond de Tein Compact Powder".

Para quem não tem prática, a dificuldade no uso dos "Pan-cakes", está na gestão da quantidade de água (se for em excesso irá manchar o resultado e a segunda pincelada removerá a cor da pincelada anterior, em vez de a reforçar). 

Requer algum treino/prática até se conseguir dominar conveniente o acabamento desejado, o que poderá parecer frustrante nas primeiras tentativas, prepare-se.




Devo também acrescentar que, nos dias que correm, e a nível mundial, o "pan-cake" já começa a ser substituido pela técnica de Airbrushing Makeup, onde a base (sempre líquida) é pulverizada através de repetidas e finíssimas  camadas de névoa sobre a pele, deixando uma sensação de que se fez um verdadeiro "Photoshop-ao-vivo" e em que o acabamento é tão credível (tal como no uso do pan-cake) que a base parecerá imperceptível  mesmo em grandes "close ups".

A técnica de Airbrushing Makeup, para além de ser muito mais higiénica ( nunca tocamos na pele do cliente evitando possiveis contaminações) funciona bem quando nos deparamos perante o problema de peles em muito mau estado , em termos de textura (peles sensibilizadas e desidratadas com peliculas soltas, por ex), que já dificultaram o trabalho a cada um de nós, pelo menos uma vez na vida.


Para concluir, se ainda não entrou no mundo do Airbrushing que será, sem dúvida, o "futuro da maquilhagem" , pense em praticar com "pan-cake" e verá um resultado diferente nas suas maquilhagens para fotografia.

Especialmente para a "Catarina Mauríco"(e outras colegas que tenham o mesmo dilema):
 em relação ao facto de preferirem produtos não testados em animais, isso passará primeiro  pela escolha de marcas que lhe certifiquem essa característica, e depois dentro dessas marcas (que já conhece), tente informar-se quais as que lhe oferecem a opção "pan-cake" nas suas bases.

Claro que de marca para marca os pigmentos poderão ser mais ou menos eficazes.
Para evitar  desilusões e gastos inúteis, o meu conselho é que não tenham preguiça de  as testar pessoalmente, pois as opiniões quanto à escolha das marcas  com melhores resultados são relativas... 

Espero ter contribuido, um bocadinho que seja, para vos "iluminar as ideias"


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                                                                                                      By Sara Marcus 

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