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A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

terça-feira, 9 de julho de 2013

AIRBRUSHING E PRODUTOS PERMITIDOS !

 Sim, vem aí o Festival de Bodypainting Portugal 2013 e este post vem como resposta a algumas dúvidas  que  ja me colocaram e que presumo sejam comuns a vários iniciados no airbrushing.

Existem diversas marcas no mercado com tintas próprias para serem aplicadas sobre a pele, certificadas para tal e ricas em pigmento, podendo ser usadas no aerógrafo. Removendo-se facilmente com água morna e sabão.


Costumam usar-se  nos meios artísticos (Teatro, Cinema, Arte expressiva, Bodypainting, etc).

Mas,  para trabalharem com resultados aceitáveis, tiveram de ser experimentadas, conhecidas, diluídas até à medida certa para que funcionem...
Devem ser escolhidas tintas com pigmentos fortes e ricos que são finamente moídos para constituir uma tinta fluída e incorporada, pronta para usar com óptimos resultados
de cobertura, de efeitos e fluxo fácil no aerógrafo.

Por vezes a dificuldade reside em saber até que ponto é que devem ser diluídas sem se tornarem líquidas demais...

Por esse motivo e para facilitar a tarefa de qualquer utilizador desenvolveram-se  tintas mais adequadas à aerografia, tal como existem para as restantes formas de pintura.


A maioria destas tintas dividem-se em duas grandes  categorias:
 as Transparentes e as Opacas.

Opacas: 
São tintas que "não transmitem  luz” ou seja:

Uma anula a outra - ao aplicar uma cor opaca por cima de outra, a segunda

camada cobre completamente a primeira, não resultando

em mistura ou efeito. 

Desvantagem:
As cores opacas têm mais pigmentos que as transparentes o que também pode causar maior entupimento no aerógrafo ou secagem na ponta da agulha.


Transparentes: 
"Permitem a passagem de luz”, ou seja:
As tintas transparentes misturam-se de forma muito

fácil de modo a produzir novas tonalidades. 
Por exemplo amarelo sobre o vermelho resulta em laranja.


AQUACOLOURS

Como o próprio nome indica são tintas à base de água bastante indicadas para uso com aerógrafos. 
Encontram-se no mercado em embalagens já diluídas para uso directo. 
São diluídas, na sua maior parte, com água e são tintas muito transparentes.
Dão um acabamento mate, depois de secas apresentam boa resistência ao toque.



 TINTAS A ÓLEO

Este tipo de tinta pode  adquirir um resultado  mais transparente ou opaco, dependendo da quantidade de diluidor usado.

Trata-se de   um óleo (sim, porque oleo mistura-se com óleo e não com água) porque a  totalmente incolor que não altera a cor dos produtos de make-up utilizados.
finalidade é  tornar este tipo de tinta  mais fina e facilitar a aplicação através do aerografo.
Pode ser aplicado sobre o corpo, ou  rosto.  
Este é o mesmo óleo  usado para diluir também as bases à base de oleo.

Costumo optar pelas tintas aquacolours ja diluidas para uso directo. 
Mas, na dificuldade de acesso rápido a estas tintas podemos recorrer à capacidade imprescindível que um profissional de maquilhagem deve ter,  de improvisar os seus proprios materiais.

Um dia cruzei-me no corredor duma estação de televisão  com um amigo e grande artista, muito desiludido com a marca de maquilhagem que o patrocinava naquele programa  ao qual ambos tinhamos sido convidados para falar sobre Bodypainting.

Acabou, mais tarde, por me revelar que nos seus trabalhos, o resultado era muito mais eficaz quando simplesmente diluía os boioes de acquacolours em água para uso no aerografo , do que as tintas prontas que  a sua marca disponibilizava.

Meninas, este meu amigo, foi, nem mais nem menos que o  1º Bodypainter a representar Portugal no Festival Mundial de Bodypainting na Autria : Pedro Ildo.

Portanto, na dúvida,  o meu conselho é que experimentem , com mil cuidados, obviamente,  na diluição da tinta, e nunca esquecendo de coar o produto ao introduzi-lo no copinho ou na tina do vosso aerografo, para evitar dissabores....

Ahh... e já agora, se pretendem aumentar a durabilidade e bom desempenho do vosso aerógrafo,   podem sempre  diluir os vossos boiões de acquacolours com agua destilada, em vez de água da torneira.
Sim, agua destilada, aquela que usamos nos automóveis ou nos nublizadores para  administrar  medicamentos sob a forma de vapor, sabem?

Outra questão que me colocam, é em relação ao frequente entupimento do aerografo.
tudo vai do cuidado no manuseamento do aparelho, como já sabem. 

Se o aerografo está a entupir com frequencia é porque têm que melhorar a diluição do produto.
Lembrem-se que a desmontagem frequente do aparelho para limpa-lo a fundo pode potenciar folgas e consequentemente comprometer o desempenho deste, para alem de serem peças miúdas e fáceis de perder.

É claro que posso desentupir o aerografo  daqueles mais inseguros, mas...
Não abusem, ou seja, não me obriguem a começar a "cobrar" o serviço.
Divirtam-se!



By Sara Marcus
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