,

A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

quinta-feira, 18 de abril de 2013

COSMETOLOGIA: A Epiderme

O que é?

Trata-se de uma camada muito fina de tecido epitelial que protege a superfície do corpo.
Em média, a epiderme tem a espessura de uma folha de papel mas pode ser mais grossa.
A sua forma ondulada deve-se à alternância de cristas epidérmicas e de papilas dérmicas.
 A epiderme é constituída em 90% por células denominadas de queratinócitos mas também contém células responsáveis pela coloração da pele, os melanócitos, bem como pelas células de Langerhans .  A epiderme não é irrigada por nenhum vaso sanguíneo. As células que a compõem são alimentadas por difusão a partir da derme.  

Estrutura
 

Divide-se em 4 camadas:

Camada basal (germinativa)
 Tem a função de criar e produzir células na epiderme. A sua forma é ondular, tem este formato para facilitar a alimentação entre a derme e a epiderme. Quanto mais onduladas mais eficácia tem, porque o contacto é melhor e maior. Estão formadas por:
  • Queratinócitos – Situam-se na camada basal.
  • Dermosomas – São a constituição coesa entre as células.
  • Melanócitos – Estão na camada basal e produzem melanina que dão cor à pele. Por cada melanócito temos 20 queratinócitos.
Camada malpighi (espinhosa)
situada abaixo da camada granulosa e constituída por queratinócitos que se começam a  achatar, por melanócitos e por terminações nervosas.
Camada granulosa
Também é composta por várias camadas de células e por queratinócitos. Estas ainda são mais planas que as anteriores, devido à perda de conteúdos do citoplasma, obtendo uma forma achatada.
 Camada Lúcida (Ielina)
Nem todas as pessoas possuem esta camada. Existem nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Esta é constituída por duas a três fileiras de células que já não têm núcleo (a-nucleada) e por isso tornam-se translúcidas. 
Esta camada tem uma função muito específica, é como se fosse um isolador a corrente eléctrica.
Camada córnea (descamativa- coberta pelo filme hidrolipídico)
 É a mais superficial e é constituída por várias camadas de células que são muito planas e já estão mortas. Estas células são queratinócitos pois só contêm queratina. É uma camada flexível e resistente que não quebra facilmente e é renovada constantemente. A descamação natural não pode ser visível.



Processo de queratinização:
  • As células germinativas da camada basal são as únicas células com capacidade para se subdividirem. Este processo é chamado de Mitose.
  • Mitose é a subdivisão da camada germinativa, uma espécie de clonagem pois voltam a reproduzir-se elas próprias, metade vai para a camada basal e a outra metade ascende para as camadas superiores.
  • Duas categorias de melanina:
    • Eumelanina: Responsável dos tons escuros.
    • Feomelanina: Responsável pelo tons claros.
  • Manto Epicutâneo: Uma substância hidrolípida
  • Manto hidrolípidico: Uma substância situada sobre a camada córnea e é produzida por duas glândulas que vão produzir o manto hidrolípidico.
  •  Este também serve como defesa da pele (ex.: sol ,vento etc.)

CURSO PROFISSIONAL DE MAQUILHAGEM

Contour du Visage

Envelhecimento de Personages comtécnica de sombras- Caracterização

Makeup época- Anos 20